sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TUTORIAL - Aula de Motocicleta


TUTORIAL - Aula de Motocicleta
Elaborado por: Felipe Miranda

Ø INTRODUÇÃO

ü  Este tutorial foi desenvolvido para auxiliar e complementar a comunicação entre o aluno e seu Instrutor.
ü  O objetivo desse tutorial não é substituir o Instrutor, mas garantir um aprendizado de qualidade para cada aluno, de maneira que nenhum tópico passe despercebido.

Ø BEM-VINDO (TÓPICOS INICIAIS)

ü  AULAS – O período das aulas é de 50 minutos. Tendo intervalos de 5 minutos entre uma aula e outra. Exceto aos sábados onde os intervalos são de 10 minutos. Caso não queira permanecer com o seu Instrutor por algum motivo, apenas peça para trocar de Instrutor. Não há problema algum! Claro, isso dependerá da disponibilidade de vagas no sistema. Caso seja necessário desmarcar uma aula, ligue com antecedência.
ü  VESTUÁRIO – Você deverá estar vestido adequadamente tanto para fazer aula, quanto para realizar o Exame [calça comprida, camisa com manga e calçado fechado].
ü  ACELERAÇÃO O acelerador é um dos principais componentes da Motocicleta. Como o próprio nome diz, ele serve para acelerar, ou seja, ele aciona a força do motor para que o veículo entre em movimento. Mas, é necessário ter muito cuidado na hora de acelerar. Caso você acelere e perceber que o veículo está “desgovernado”, acalme-se, e pare de acelerar girando a mão para frente. Sempre que for necessário acelerar para colocar o veículo em movimento, faça com muito cuidado! Assim que o veículo alcançar a velocidade desejada, desacelere aos poucos e mantenha a velocidade desejada.
ü  FRENAGEMUtilizaremos apenas o freio de pé [traseiro] durante todo o percurso da Motopista, exceto quando for necessário realizar as manobras na Rampa, quando se utiliza também o freio de mão [dianteiro].
ü  EMBREAGEM – Talvez seja o principal componente de comando da Motocicleta. A embreagem tem funções múltiplas. Por exemplo: Se estiver acionada, serve para “anular” a ação do acelerador. Mas, a principal função da embreagem é preparar o câmbio para o acoplamento das marchas no tempo correto. É necessário acionar a embreagem sempre que desejar realizar a troca de marchas. Deve-se sempre pressioná-la por completo e liberá-la aos poucos, gradativamente depois de realizada a troca de marchas para que haja um correto engate nas engrenagens dentro do motor. Atenção: Nunca solte a embreagem de repente, nem permaneça acelerando enquanto libera a embreagem.
ü  TROCA DE MARCHAS – Durante todo o percurso dentro da Motopista será utilizado somente a 1ª e 2ª marchas.

Ø CONHECENDO O VEÍCULO

ü  CALIBRAGEM – Fique atento à calibragem dos pneus. Consulte o manual do proprietário para descobrir a calibragem correta dos pneus da sua Motocicleta. Geralmente a calibragem fica assim: Para pilotar com passageiro – dianteiro 25 libras e traseiro 33 libras – Para pilotar sem passageiro – dianteiro 25 libras e traseiro 29 libras [tabela para Honda CG].
ü  ÓLEO – Fique atento também à troca de óleo do motor. Leia o manual do proprietário para saber o tipo de óleo usado no motor da sua Motocicleta. Pois, o óleo pode variar de um modelo para outro.
ü  CORRENTE – Mantenha sempre a corrente regulada. Há uma indicação próxima ao eixo da roda traseira para a regulagem da corrente.
ü  FERRAMENTAS – Existe um Kit de ferramentas no interior da Motocicleta. Fica localizado abaixo do banco. É útil para a regulagem da corrente, troca de pneus, troca de manetes, troca de retrovisores, ajustes em várias peças, etc.

Ø PRÁTICA DE PILOTAGEM

ü  EQUILÍBRIO – É simplesmente impossível pilotar uma Motocicleta sem equilíbrio. Por isso, se você ainda não anda de bicicleta, tente até conseguir. Isso o ajudará bastante na hora de praticar suas aulas sobre a Motocicleta.
ü  CONCENTRAÇÃO – Fique atento à sua aula. Às vezes o aluno fica distraído com as pessoas que estão ao redor. Outros fatores que atrapalham muito são as preocupações com assuntos externos, isso faz com que se perca muito tempo. Concentre em você, na Motocicleta, nas regras e na pista.
ü  ADAPTAÇÃO AO VEÍCULO – Durante certo período será necessário você treinar bastante para se adaptar com o veículo. Essa etapa dependerá totalmente do aluno individualmente. Obviamente esse período pode variar de aluno para aluno. Isso dependerá de vários fatores como: pré-conhecimento do veículo, esforço, disposição, vontade, segurança, equilíbrio, etc.
ü  AUTOMATISMOS INCORRETOS – Ao trocar de marchas ou realizar uma frenagem, não permaneça com as mãos sobre as manetes ou os pedais. Não pare com o pé direito no solo. Evite ficar fazendo “repiques” no acelerador. Não realize as manobras em alta velocidade, pois isso fará necessário que você realize uma inclinação maior que o permitido, fazendo com que você perca pontos durante o Exame. Não bater o pé no chão duas vezes, ao arrancar e parar.
ü  ERROS – Se você tentar fazer algo e der errado, não se preocupe, tente novamente. Afinal: A prática nos leva à perfeição!
ü  NÃO INTERROMPER O FUNCIONAMENTO DO MOTOR - se isso acontecer, coloque a moto no neutro e levante o braço esquerdo, com ele levantado e com o pé no freio dê a partida.
ü  PERGUNTAS – Caso tenha dúvida, não seja tímido, pergunte. Sempre que não souber o que fazer, pergunte. O Instrutor estará sempre pronto a dar a dica para que você possa desenvolver suas habilidades. Preste bastante atenção ao que seu Instrutor está te falando, pois cada informação lhe será bastante útil durante o Exame. Obs.: Evite perguntar algo se você já sabe a resposta!
ü  POSTURA – O condutor deverá estar montado sobre a Motocicleta, com as pernas firmes no tanque. Segurando o guidão com ambas as mãos. Os pés deverão estar
ü  OLHAR – Não pilote olhando para o chão, nem para a ponta da roda dianteira ou para o painel do veículo. Todo condutor deve estar atento ao Trânsito. Por isso, permaneça olhando sempre para frente, observando o que está adiante de você!
ü  DISTÂNCIA DE SEGURANÇA - Mantenha sempre a distância de seguimento ao seguir ou parar atrás de outra moto.
ü  FAIXAS - Não parar em cima das faixas [manter aproximadamente 40 cm de distância] ou pisar sobre as mesmas, assim como as linhas de bordo. Qualquer dessas infrações constitui falta eliminatória.
ü  PRANCHA – Ao passar pela prancha, mantenha o guidão firme e olhe para frente, assim conseguirá ter equilíbrio.
ü  CONES - Caso houver algum cone caído ou fora do lugar, pare a moto antes e aguarde a arrumação dos cones. Não é permitido duas ou mais Motocicletas para a realização da manobra entre os cones. Caso alguém estiver realizando a manobra, pare com antecedência e aguarde a sua vez. Derrubar ou arrastar qualquer cone constitui falta eliminatória.
ü  PARADA - Sempre que precisar realizar uma parada, reduza para a 1ª marcha. No caso de desobediência à Parada Obrigatória, constitui falta eliminatória.

Ø CONHECENDO A MOTOPISTA

ü  A MOTOPISTA - É o local onde serão feitas as aulas e também onde será feito o Exame. Portanto, trate de conhecê-la bem. Entenda por exemplo, onde acontecem as trocas de marchas, os limites para ligar ou desligar as setas, etc. É extremamente importante você se familiarizar com este ambiente.
ü  ADAPTAÇÃO À MOTOPISTA - Assim como você deve “gastar tempo” para se adaptar à Motocicleta, da mesma maneira acontece com a Motopista. Não adianta tentar “acelerar o processo”. Essa etapa é importante, não ignore.
ü  MOTOPISTA DO EXAME – quando o aluno for realizar aulas na Motopista, onde será realizado o Exame, deverá levar dinheiro para pagar o aluguel da pista. Obs.: Exceto a Motopista interna da Autoescola Élida.

Ø REGRAS PARA O EXAME

ü  PÉS NO CHÃO – Somente o pé esquerdo poderá permanecer no chão durante o período em que o condutor estiver parado. O pé direito somente poderá tocar o chão durante a troca de marcha inicial.
ü  VISEIRA – Deverá estar fechada durante todo o período em que o condutor permanecer sobre o veículo. Ao montar no veículo, a viseira já deverá estar fechada.
ü  JUGULAR – deverá estar bem regulada. Não poderá haver folga.
ü  VESTUÁRIO – O aluno não poderá realizar aula trajando vestimenta inadequada, como: short, bermuda, camiseta, sandálias abertas, chinelo, e similares.
ü  DESCANSO – A primeira coisa a se fazer antes de deslocar o veículo para o início da aula e do Exame. Ao término do Exame, o aluno deverá apoiar a Motocicleta de forma segura sobre o descanso.
ü  CAPACETE – O aluno poderá utilizar o próprio capacete durante as aulas e durante o Exame. Atenção: o capacete deverá conter o selo do INMETRO e faixas refletivas na frente, na traseira e nas laterais.
ü  FIQUE LIGADO - Só pegar na moto quando a viseira estiver abaixada e a jugular estiver apertada até o seu dedo indicador não estiver passando entre a jugular e o pescoço.

Ø SINALIZAÇÃO

ü  AO LIGAR – Sempre que for ligar a Motocicleta, gire a chave na vertical, coloque-a no neutro [ponto morto] e depois pressione o botão de partida com o braço esquerdo para cima.
ü  SETAS – Sinalizar com antecedência. Dentro do percurso pré-estabelecido para o Exame na Motopista, existem apenas 4 (quatro) setas, que são elas: à direita para entrar no “Oito”; à esquerda para sair do “Oito”; à direita para parar na “Rampa” e à esquerda para arrancar na “Rampa”.
ü  OLHAR PARA TRÁS – Em todas as vezes que o condutor for iniciar uma arrancada. Não se esqueça de olhar para trás (todas as vezes que for preciso arrancar); primeiro para direita e depois para a esquerda ao arrancar.
ü  CRUZAMENTO – Todas as vezes que o condutor for passar pelo cruzamento será necessário olhar para os dois lados com antecedência. Não basta fazer o movimento apenas com os olhos, vire bem a cabeça para ambos os lados. Atenção: Ao olhar no cruzamento, nunca olhe para o chão. Olhar para baixo fará com que o Examinador desconsidere o movimento. A forma correta é olhar para os lados na altura dos olhos.

Ø A RAMPA

ü  A última etapa do processo de aprendizagem do aluno é a Rampa. Não se apresse. Pois o Instrutor somente irá lhe ensinar após ele perceber que você está apto para praticar as etapas da Rampa e após você ter aprendido bem todas as etapas anteriores.
ü  Ao parar na Rampa será necessário:
1.        Sinalizar com antecedência com a seta à direita para parar na “Rampa”,
2.       Parar à direita, utilizando o freio de pé [traseiro],
3.       Com o veículo já imobilizado, pressione o freio de mão [dianteiro],
4.       Colocar a Motocicleta no neutro [ponto morto],
5.       Levantar o braço esquerdo para que os Examinadores possam verificar que o veículo está desengrenado,
6.       Acionar a seta para a esquerda,
7.       Engatar a 1ª (primeira) marcha,
8.       Olhar para trás para ambos os lados,
9.       Pressionar firmemente o freio de pé [traseiro],
10.   Arrancar,
11.   Ao descer da Rampa, desligar a seta.

Ø O EXAME

ü  HORÁRIO – Esteja no local do Exame pelo menos 30 minutos antes do horário estabelecido.
ü  DOCUMENTOS – É necessário estar provido dos documentos: RG (Identidade) para iniciantes, ou CNH para quem já é habilitado. Você receberá no local do Exame dois papéis: Marcação de Exame e LADV. Após o Exame, devolva qualquer papel que ainda estiver com você ao seu Instrutor, independente do resultado. Nunca rasgue os papéis ou jogue fora [caso isso aconteça, o aluno terá de pagar novamente as taxas referentes aos mesmos].
ü  ATENÇÃO – Mantenha-se focado no Exame. Somente será exigido o que você já praticou durante as aulas. Portanto, acalme-se e esteja ligado apenas na sua vez.
ü  MARCAÇÃO – Fique ligado no período de marcação para o Exame. Não se apresse. Se não estiver preparado é melhor se preparar antes de enfrentar o Exame. Nunca marque seu Exame sem antes ter uma conversa com o seu Instrutor.
ü  COMENTÁRIOS – Não se importe com os comentários de outros alunos. Se não estão preparados, você está!

Boas Aulas - Instrutor: Felipe Miranda


2 comentários:

  1. com muita fé em Deus primeiramente, e acreditar que tudo posso naquilo que eu lutei para consegui ,busquei , me preparei depois só alcançar a vitoria.....

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  2. Meu exame será dia 28/5/2015 com fé em Deus vou passar. Obrigada pelas dicas tenho certeza que vai me ajudar muito...

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